Gutenberg

24-04-2015 15:28

Johannes Gutenberg (1398-1468) foi o inventor da máquina de imprensa e gráfico alemão. A primeira obra que imprimiu em diversas cópias foi a Bíblia.

 

 

Gutenberg nasceu em Mainz. Sabe-se pouco da infância de Gutenberg, apenas alguns relatos que descendia de família abastada. Viveu em Estraburgo de 1434 a 1444 e conheceu Andreas Dritzehn, com quem se associou e tentou criar uma companhia. Devido à sua morte, Gutenberg descartou os projetos de trabalho com impressão.

Em Mogúncia, Gutenberg conheceu Johann Fust, que lhe financiou o projeto de uma oficina de imprensa. Em 1445, imprimiu a Bíblia em 1282 páginas escritas em latim. Gutenberg ainda imprimiu outras obras enquanto trabalhava na impressão da Bíblia.

A sociedade com Fust foi desfeita judicialmente em 1455. Em seguida, criou outra oficina, onde imprimiu a gramática latina de Elio Donato. Juntamente com seu genro Peter Schoefer, editou o “Saltério”, livro que contém os 150 salmos da Bíblia (1457).

Foi nomeado homem da corte pelo príncipe da Mogúncia, o conde Adolfo de Nassau. Gutenberg tem o mérito de ter inventados tipos móveis de metal (chumbo e estanho). A tipografia que inventou permaneceu inalterada até o século XX.

Morreu no mesmo lugar que nasceu, em Mainz.