Gladiadores
Gladiador era um lutador escravo treinado na Roma Antiga. O nome "Gladiador" origina-se da espada curta usada por este lutador, ogladius. Eles se enfrentavam para entreter o público, e o duelo só terminava quando um deles morria, ficava desarmado ou ferido sem poder combater. Nesse momento do combate é que era determinado por quem comandava aos jogos, se o derrotado morria ou não, frequentemente influenciado pela reacção dos espectadores do duelo. Alguns dizem que bastava levantar o polegar para salvar o lutador, outros dizem que era a mão fechada que deveria ser erguida.
Para que não houvessem injustiças ou desvantagens, os gladiadores eram divididos por categorias definidas em: trácios, murmillos, retiários, secutores, dimachaeri, eques, laquearius e provocator.
Categorias:
Trácios
Usavam uma espada curva e como defesas um escudo quadrado, um capacete que cobria toda a cabeça e caneleiras que iam até os joelhos.
Murmillos
Usavam um grande escudo numa mão e na outra uma espada curta e como defesas um capacete semelhante a um peixe.
Retiários
Usavam um equipamento como um pescador: uma rede, um tridente e um punhal de lâmina curta. Usava também uma armadura só num dos braços, e uma protecção no ombro. O seu vestuário limitava-se a um tipo de tanga preso por um cinto largo ou por uma pequena túnica com pouco acolchoamento e não usava protecção nos pés nem na cabeça.
Secutores
Usavam uma armadura bastante pesada. Vestia uma tanga e um largo cinto (idêntico ao do retiário). No seu braço direito, usava uma manica (uma ligadura em linho ou em metal presa com correias de couro), e na sua perna esquerda, usava uma greva. Estava, também, equipado com um scutum (um escudo rectangular curvado).
Dimachaeri
Usavam duas espadas no combate e não usavam capacetes, apenas uma armadura leve. Eram, principalmente, inimigos dos secutores e reciários.
Eques
Usavam cavalos com armadura de escamas. Usava um escudo redondo, uma lança e uma espada curva.
aquearius
provocator
Pão e Circo
Com o crescimento urbano vieram também os problemas sociais para Roma. A escravidão gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus empregos. Alguns dos desempregados migraram para outras cidades romanas à procura de emprego e melhores condições de vida. Receoso que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, o imperador criou a política do Pão e Circo. Esta política consistia em oferecer aos romanos alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu de Roma), onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta.